Edital de convocação: o que é e como publicar?

O edital de convocação é um documento muito importante, que deve ser publicado em jornais de grande circulação para alcançar o maior número de pessoas possível. Saiba o que é edital de publicação e como publicá-lo de forma prática e adequada em Diários Oficiais.

O que é edital de convocação?

O edital de convocação pode ser entendido como um documento que tem como objetivo dar um aviso e chamar pessoas para uma reunião. 

Nele, estão informações importantes, que devem ser de conhecimento coletivo, além de dados acerca de uma reunião, assembleia ou sessão que deverá ocorrer para discutir os assuntos tratados ao longo do texto.

Ou seja, o edital de convocação, como o próprio nome sugere, convoca um grupo de pessoas a participar de um evento, informando a que se destina, o local, a data e o horário.

Em geral, o texto de um edital é escrito de forma bastante objetiva, sempre levando em consideração a intenção do documento, sendo simples e sucinto.

Qual é a utilidade do edital de convocação?

Basicamente, a principal utilidade do edital de convocação está em informar e garantir a presença de todos os interessados ou envolvidos em um determinado tópico, para que possam conversar e chegar a um consenso.

Por isso, é de suma importância que o documento seja bem redigido e chegue ao maior número de pessoas a que se destina. Para tal, é preciso publicar edital de convocação em jornais de grande circulação, como os Diários Oficiais.

Por que publicar o edital de convocação?

É preciso publicar edital de convocação porque ele é um veículo que garante a publicidade e a veiculação de convocação para uma reunião, a fim de os envolvidos deliberem assuntos previamente elencados.

Ao publicar, os envolvidos garantem a presença de todas as pessoas que são necessárias para chegar a um consenso.

Qual é a estrutura do edital de convocação?

Basicamente, na estrutura do edital de convocação, consta:

  • Apresentação da convocação;
  • Objetivo da convocação e informações básicas;
  • Nome da empresa/instituição/sindicato e CNPJ;
  • Intenções de convocação;
  • Adicionais (nomes dos convocados e de quem conduzirá o evento).

Para elaborar o texto, basta seguir a estrutura acima ou se basear no exemplo de modelo abaixo:

Exemplo de edital de convocação

“A (nome da empresa, instituição ou sindicado responsável pela convocação), com sede na cidade (nome da cidade e endereço completo do responsável), por meio da Diretoria Executiva, sendo representada pelo Presidente (nome do responsável), convoca através deste edital os seguintes envolvidos (nome dos envolvidos, como ‘todos os integrantes da empresa’, por exemplo), para a reunião (ou outro evento) que será realizada (local) às (horário) do dia (data com dia, mês e ano), com o seguinte objetivo: (relação dos assuntos que serão tratados no evento).”

Data da entrega da convocação e assinatura do responsável

Importante: o responsável pela redação do texto deve conferir todos os dados antes de publicar o texto.

O que é edital de convocação: entenda e publique com o auxílio da DSI

Além de se informar sobre o que é edital de convocação, é preciso publicar o documento via publicidade legal, garantindo que ele chegue ao maior número de pessoas envolvidas.

Tudo isso pode ser feito com o auxílio da DSI, empresa especializada em publicidade legal, que intermedia publicações em Diários Oficiais para que sua empresa fique livre dessas questões burocráticas.

Preencha o formulário no site e saiba como publicar edital de convocação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *