BPO Financeiro: o que é e como ele pode ajudar sua empresa?

BPO Financeiro: o que é e como ele pode ajudar sua empresa?

O BPO Financeiro é um conceito que ganhou espaço no mercado brasileiro e promete ser um importante diferencial competitivo para empresas de todos os portes, ajudando no gerenciamento eficiente de empresas de diferentes segmentos. 

Se você não sabe o que é o BPO Financeiro, não se preocupe, você está no lugar certo. A seguir, você encontrará mais informações sobre esse processo empresarial e entenderá melhor como aplicá-lo na sua empresa. 

O que é BPO Financeiro?

O BPO é uma sigla para o termo Business Process Outsourcing, que, em português, quer dizer “terceirização do processo de negócios”. Esse é um procedimento especialmente aplicado em atividades que não tenham relação com o objetivo final da empresa, o que é o caso do setor financeiro na maioria das vezes. Essa é a origem, portanto, do BPO Financeiro. 

Empresas dos mais variados segmentos optam por esse modelo, que oferece mais praticidade e controle dos resultados dos processos financeiros. 

Quais são os benefícios do BPO Financeiro?

A terceirização dos serviços financeiros é extremamente comum, uma vez que oferece diversos benefícios, como, por exemplo, permitir que a gerência foque no processo de tomada de decisão no lugar de gastar tempo com minúcias operacionais.

Além disso, empresas que adotam o BPO Financeiro podem observar um significativo aumento da produtividade e qualidade do trabalho executado, sem contar com a redução de custos. O motivo de tal comportamento é que os profissionais especializados têm ferramentas e processos de automação que tornam os procedimentos mais eficientes.

Outro grande benefício da terceirização desses serviços é a redução de custos trabalhistas, assim como a erradicação de problemas que podem prejudicar o fluxo de trabalho, como faltas ou férias. 

Há a argumentação, entretanto, de que o maior benefício para empresas que adotam o BPO Financeiro é uma vantagem competitiva frente à concorrência, uma vez que, ao usar contadores especializados, a estratégia aplicada é personalizada às necessidades da sua empresa.

Quais atividades a BPO pode terceirizar?

Todas as atividades que têm relação com o gerenciamento financeiro podem ser terceirizadas, no entanto, algumas ganham destaque por serem as mais requisitadas por gestores. Entenda melhor algumas delas a seguir.

Gestão do fluxo de caixa

Essa é uma atividade essencial para qualquer empresa e, portanto, uma das mais valiosas a serem adicionadas ao projeto de BPO Financeiro. Seu objetivo é acompanhar as saídas e entradas financeiras diárias, semanais ou mensais de forma minuciosa. 

Essa gestão é importante para apoiar decisões financeiras, detectar oportunidades importantes e perceber lacunas que podem apresentar problemas no futuro. 

Análise de crédito

A análise de crédito é uma grande preocupação de qualquer empresa. Por isso, quando acrescentada ao BPO Financeiro, pode proporcionar mais segurança às negociações e proteger a empresa de futuros problemas. 

Gestão de contas a pagar e receber

O registro de contas a serem pagas e recebidas é um processo muito importante. Dentre as atividades desempenhadas nesse campo estão os agendamentos de pagamento por meio de plataformas de internet banking, emissão de boletos, notas fiscais, entre outras. 

Também é comum que esse setor ajude a solucionar problemas inadimplência e gerencie pagamentos em atraso.

Conciliação bancária

Já essa atividade tem como objetivo a verificação de movimentações financeiras da empresa, garantindo que saldos sempre coincidam. A conciliação bancária é especialmente útil no combate a fraudes.

Gestão da documentação

Quando tal serviço é incluído no gerenciamento personalizado, o contador contratado fica responsável por arquivar e auditar todos os documentos financeiros da empresa. Esse serviço pode ser muito útil para a migração dos arquivos para o digital. 

Gestão de indicadores

Dentre os indicadores-chave de desempenho que podem ser analisados, a rentabilidade e a margem de lucro figuram como principais. A análise de indicadores têm um papel mais estratégico, que pode ser muito vantajoso para a tomada de decisões estratégicas de um gestor, portanto, adicioná-lo ao plano de BPO Financeiro de sua empresa pode ser uma ótima opção.

Conheça a Diário Serviços

A Diário Serviços é uma agência de publicidade legal que realiza a intermediação entre seus clientes e a Imprensa Oficial. 

A Publicidade Legal é um termo usado para as publicações realizadas sob a determinação da Lei, como a publicação de atas, balanços patrimoniais e de editais. Conte com a Diário Serviços e sua equipe especializada para cuidar do seu conteúdo, desde a diagramação até a publicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *