Acompanhe 5 dicas para organizar as finanças da empresa e veja como realizar a publicidade legal de tudo o que é preciso pela internet.
A falta de organização financeira é um dos principais fatores para a quebra de uma empresa. O controle financeiro é fundamental para a saúde do negócio.
Saiba mais: Como a contabilidade deve atuar após o balancete do seu cliente.
Por que a organização financeira é tão importante?
A organização das finanças da empresa permite que os gestores consigam analisar, com mais clareza, quais bens e serviços produzidos geram mais lucros, quais dão mais gastos e se, no geral, o empreendimento está gastando mais do que deveria.
Tendo isso em vista, é possível afirmar que o controle financeiro é vital para a companhia, e ajuda a entender a situação da empresa, permitindo que o negócio se consolide e consiga aumentar as vendas.
Para que o negócio faça sucesso e se desenvolva de forma mais saudável, é preciso investir em alguns métodos de organização.
Desde os mais simples, até os mais complexos, os métodos são válidos se forem para deixar a empresa no caminho certo. Acompanhe as principais dicas para otimizar a organização do negócio:
5 dicas para organizar as finanças da empresa
-
Conheça seus prazos
Além de conhecer todos os prazos para pagamentos, é preciso também monitorar as datas de recebimentos. Só assim você consegue controlar as finanças.
A questão dos prazos traz muita confusão, principalmente para pequenas empresas. É preciso separar as datas de acordo com o que é de curto, médio e longo prazo, principalmente na hora de lidar com dívidas.
-
Separe suas contas pessoais e empresariais
Outro erro comum diz respeito a confusões geradas pela falta de organização de contas pessoais e da empresa.
O gestor precisa manter a vida pessoal bem separada da rotina da empresa. Ainda que isso possa parecer óbvio, nas pequenas empresas e negócios de família as finanças se confundem.
-
Use um sistema de controle financeiro
Softwares de organização financeira são essenciais para manter o monitoramento do negócio. Com pouco investimento, o empresário pode alugar um software na nuvem e garantir que todos os dados se mantenham organizados e atualizados.
-
Negocie suas dívidas o quanto antes
Negociar dívidas é um passo fundamental na hora de garantir que a empresa se mantenha de portas abertas.
Hoje, é possível conseguir boas condições de pagamento, ajustar prazos, negociar valores e cumprir com as obrigações antes que a empresa precise abrir mão de um montante significativo de uma só vez, ou tenha que arcar com juros excessivos.
-
Tenha disciplina
De nada adianta utilizar todas as dicas acima e não ter disciplina para manter o sistema em funcionamento.
Sem acompanhamento diário, não é possível atingir os objetivos, e o controle financeiro demanda uma alta disciplina dos gestores.
No caso das pequenas empresas que ainda precisam se consolidar, é recomendável que este acompanhamento seja semanal e até diário.
Realize a publicidade legal da empresa de forma prática pela internet
O DSI te ajuda a realizar a publicidade legal de informativos, relatórios e outros documentos da empresa, sempre de forma prática e rápida, e tudo é feito pela internet.
Navegue pelo site para saber como publicar no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios com publicidade legal pela internet.
Confira também: Distrato social