Ticket médio: entenda tudo sobre esse indicador

Ticket médio: entenda tudo sobre esse indicador

Seja qual for a área de atuação de uma empresa, a concorrência só aumenta e, por isso, as companhias se viram impelidas a conhecer cada vez mais o seu público e o mercado para sobressair-se.

Sobretudo, fez-se essencial acompanhar e compreender o panorama geral do seu negócio, uma vez que ele pode auxiliar na tomada de decisões com o intuito de melhorar ou resolver um problema na receita da empresa, garantindo, assim, a sua saúde financeira.

Ademais, uma outra estratégia para assegurar a saúde financeira é a mensuração de resultados de vendas, a qual possui o ticket médio como um dos indicadores de performance.

Normalmente, a visão clarificada do panorama geral é obtida por meio da contabilidade empresarial. Saiba mais a seguir.

O que é ticket médio?

O ticket médio é um indicador de desempenho, isto é, um recurso utilizado para avaliar a performance de vendas de uma empresa, almejando compreender as demandas do mercado, enxergar as oportunidades existentes nele e, principalmente, aumentar o seu faturamento.

O ticket médio simboliza o valor médio de vendas por cliente em um período, ou seja, quanto maior for esse valor, mais os consumidores estão desembolsando em cada compra.

Qual a importância de saber o ticket médio de uma empresa?

Ter conhecimento sobre o que é e como funciona o ticket médio é muito importante, porque ele ajuda a acompanhar o crescimento de negócio, compreender o público da empresa e avaliar o quanto os clientes estão investindo em produtos e/ou serviços.

Portanto, esse indicador de performance pode contribuir para a análise do comportamento do consumidor e para a criação e otimização de estratégias que visem à ampliação do faturamento da empresa.

Como calcular o ticket médio?

Tendo noção da importância do ticket médio, é fundamental aprender a calculá-lo e, para isso, quatro passos simples são essenciais:

 

  • Delimitar um período para análise (semana, mês, semestre, ano);
  • Verificar o número de clientes atendidos e a quantia conquistada em vendas durante esse espaço de tempo;
  • Dividir essa quantia pelo número de consumidores;
  • O resultado é o valor do ticket médio no período definido previamente.

 

A partir disso, é possível chegar na fórmula:

TM (ticket médio) = valor em vendas / número de clientes

Por exemplo, se uma empresa do ramo alimentício arrecadou R$ 1.670.250 em um mês e, nesse período, atendeu 393 clientes, o ticket médio será o resultado de R$ 1.670.250 / 393, isso é, R$ 4.250.

Veja como aumentar o ticket médio

Aumentar o valor ticket médio implica no crescimento do faturamento da empresa, portanto, é indispensável investir em estratégias. As principais estão destacadas abaixo.

Atendimento qualificado

Seja uma loja online ou física, o consumidor quer ser bem atendido e instruído. Por isso, os atendentes devem ser treinados e qualificados, prevenindo a insatisfação do consumidor com o profissional e, consequentemente, com a empresa.

Atendentes treinados saberão comportar-se nas mais diversas situações e poderão sanar mais facilmente dúvidas dos clientes.

Diversidade e qualidade de produtos

Possuir um diferencial e ter um produto que o concorrente não tem ou um de melhor qualidade é uma excelente estratégia. Oferecer opções de produtos de um mesmo segmento para o consumidor é importante, porque demonstra que a empresa é completa e consistente em relação à área de venda e está pronta para resolver todos os problemas do consumidor sem ele precisar sair do local. Além do mais, essa diversidade contribui para que o cliente, ao chegar em uma loja, leve muito mais do que ele imaginava comprar.

A qualidade é outro fator distintivo, posto que os consumidores querem ficar satisfeitos com a aquisição mesmo depois de muito tempo e, por isso, buscam produtos duráveis e sem complicações para usar.

Foque no relacionamento

É muito mais fácil manter um cliente do que conquistar um novo. Programas de fidelidade, promoções exclusivas e até mesmo uma mensagem de parabéns no aniversário do consumidor faz com que ele se sinta único e querido pela empresa, despertando no público a decisão de priorizar essa empresa no momento das compras.

Invista em publicidade

Para vender, uma empresa deve ser reconhecida e possuir uma boa imagem para o consumidor. Investir em publicidade, principalmente na mídia online, garante que a marca seja mais divulgada, mais vista pelo público, e as chances de alavancar as vendas e criar um relacionamento são bem maiores.

Por conseguinte, a Diário Serviços é uma agência de Publicidade Legal que realiza publicações em Diários Oficiais na União, valendo-se da transparência e credibilidade no relacionamento da empresa com os seus clientes, as quais também são construídas por intermédio da publicidade.

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