Registro na Junta Comercial: como funciona e o que fazer para não ser cancelado

PUBLICADO EM 04/03/2022

Junta Comercial

Quando uma pessoa tem cadastro de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, é necessário regularizar o seu registro na Junta Comercial. Quando há alguma alteração e o empresário não faz a regulamentação, pode haver o cancelamento da empresa.

Mas, afinal, como funciona o registro na Junta Comercial e o que fazer para evitar o cancelamento da sua empresa? Neste artigo, mostramos como funciona, como age o comunicado antecipado e como fazer a regularização da sua empresa!

Como e por que o registro na Junta Comercial é cancelado?

Quando uma empresa não tem nenhuma informação a mais, especificamente um arquivamento durante o período de dez anos seguidos, a Junta Comercial pode realizar o cancelamento da empresa por falta de atuação do negócio.

Esse cancelamento ocorre devido ao fato de que, aparentemente, a falta de movimentação e prestação de contas pode representar que a empresa está inativa, independentemente do seu porte. 

O microempreendedor individual também precisa fazer suas declarações para que não haja o seu cancelamento automático – apesar de a Junta Comercial não ser responsável por tal categoria, pois é obrigação, independentemente do porte da empresa, que haja um arquivamento e uma movimentação de informações sobre o negócio.

Saiba mais: Entenda o que é o documento de entrada (DBE)

Comunicado antecipado da Junta Comercial

Com a necessidade de cancelamento de uma empresa sem arquivamentos de quaisquer que sejam os documentos durante esse período de dez anos, a Junta Comercial realiza um comunicado antecipado para evitar que uma empresa ativa fora do arquivamento seja cancelada automaticamente.

Portanto, de acordo com a legislação, é obrigação da Junta Comercial anunciar e notificar previamente o fechamento automático caso não haja a regularização da empresa durante o período. Esse anúncio pode ser realizado por contato direto com o empresário ou por meio da publicação de um edital.

Regularização da empresa para a Junta Comercial

Caso o empreendedor não faça a regularização de sua empresa na Junta no período estipulado, a empresa não poderá mais ter atuação ativa no mercado e o impedimento da participação em licitações.

O seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a sua inscrição estadual terão seus dados inativos por todos os responsáveis, como na Receita Federal, Estadual, na Caixa Econômica Federal e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Portanto, para regularizar, é preciso realizar o arquivamento de algum tipo de documento, como alterações cadastrais ou de um informativo que indique a permanência da empresa no mercado.

Lei que prevê o cancelamento automático por parte da Junta Comercial

As leis que abordam essas obrigatoriedades para com a empresa são duas:

  • Instrução Normativa n.º 81 do dia 10 de junho de 2020 – prevê a obrigatoriedade de a Junta Comercial notificar a empresa sobre o seu cancelamento em caso de não haver nenhum arquivamento.
  • Lei n.º 8.934 do dia 18 de novembro de 1994 – regulamenta o registro de empresas com a Junta Comercial e apresenta a reativação que deverá seguir instruções apresentadas na constituição.

Este artigo foi realizado pela agência de publicidade legal Diário Serviços (DSI). Para realizar uma publicação, entre em contato conosco e faça o seu orçamento!

Somos especializados em realizar a intermediação entre você e a Imprensa Oficial para fazer publicações nos principais meios de comunicação: os Diários Oficiais dos Estados e o Diário Oficial da União (DOU).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *