Quando um contador profissional se torna fundamental para uma pequena empresa?

publicidade legal

O contador é o responsável por manter as contas financeiras de uma empresa ou pessoa física em dia. É ele que avalia as questões fiscais e tributárias para seus clientes, dispondo de um vasto conhecimento nessa área, ajudando seus clientes a focarem em seus crescimentos pessoais e profissionais e na manutenção e expansão de seus negócios.

A partir disso, um contador é sempre fortemente recomendado para empresas que desejam se destacar no mercado. Hoje em dia, os gestores não podem passar a maior parte do dia resolvendo problemas e questões burocráticas de natureza fiscal, por exemplo. É exatamente aí que o contador entra para resolver esses aspectos e ainda ajudar a fazer o planejamento financeiro e de caixa das empresas.

Neste post da Diário Serviços, que realiza o trabalho de publicidade legal, você verá o que o contador faz, qual a sua importância e, ainda, como escolher um excelente contador para te ajudar a alavancar o seu negócio. Acompanhe!

O que o contador faz por sua empresa

O contador possui diversas atribuições quando atua de maneira privada ou terceirizada para uma pequena empresa, seja ela do ramo que for. A partir disso, é preciso entender o que ele faz em cada área de sua atuação:

Impostos

O contador é o responsável por verificar quais impostos a empresa em questão deve pagar, qual é a alíquota de cada imposto, como a empresa vai recolher esse valor, entre outras informações pertinentes.

Departamento pessoal

O cálculo da folha de pagamento é realizado pelo contador que cuida da parte financeira da empresa. Ele vai ver o que cada funcionário deve receber, como férias, salário mensal, descontos, FGTS, entre outros.

Escrituração

A escrituração realizada pelo contador pode ser a contábil e a fiscal. No caso da escrituração contábil, o contador verifica as movimentações financeiras e de patrimônio da empresa. Já na escrituração fiscal, ele verifica e registra as movimentações fiscais, como impostos, por exemplo.

Enquadramento

É o contador quem pode dizer se uma empresa se enquadra no tipo X ou Y de um regime tributário ou de outro. Isso faz com que a empresa esteja regular e economize impostos.

A importância do contador

O contador é importante em diversos aspectos, sendo que o principal é a questão da regularização fiscal da empresa. Nenhuma pequena empresa que deseja crescer se sustenta sem um bom contador, pois é ele que calcula os impostos e faz com que a empresa esteja sempre com uma atuação regularizada.

Além disso, a empresa cresce muito com a ajuda do contador, pois é ele que delimita o quanto a empresa pode investir e quanto ela precisa utilizar para pagar credores e impostos, ajudando muito nos planejamentos financeiro e expansivo da empresa.

As atuações de um bom contador

O contador pode atuar nas seguintes áreas:

  • Perícia;
  • Auditoria;
  • Gestão;
  • Escrituração; entre outras. 

Como escolher um bom profissional?

Para escolher um bom profissional, você deve pensar sempre na experiência do profissional. É importante que ele tenha uma boa experiência para te ajudar a resolver problemas que podem aparecer no dia a dia da empresa. Além disso, é interessante pegar indicações de pessoas conhecidas, preferencialmente de outra empresa, antes de contratar um contador.

Conheça o trabalho de publicidade legal da Diário Serviços

A Diário Serviços é responsável por fazer o intermédio do cliente com a imprensa oficial. A empresa realiza a diagramação e prepara a matéria que será publicada. Esse trabalho também envolve serviços de publicidade legal, ajudando com a publicação de atos de interesse público, previstos em lei, de modo seguro e eficaz.

Saiba mais: Entenda o que é contabilidade empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *