Entenda como as taxas de juros influenciam sua empresa

Entenda como as taxas de juros influenciam sua empresa

As taxas de juros são pauta frequente de discussão entre empresas que precisam lidar com problemas econômicos do país. Acompanhe mais detalhes sobre o assunto e veja como sua empresa pode realizar a publicidade legal de forma totalmente online.

Leia também: principais diferenças entre contabilidade empresarial e contabilidade pública.

Como exatamente as taxas de juros influenciam empresas

A influência da taxa de juros sobre empreendimentos é um processo complexo, que pode ser negativo ou positivo (em alguns casos). Entenda:

Queda de juros aumenta o consumo

Quando a taxa de juros cai, o país, como um todo, cresce economicamente, já que os empreendedores contam com mais recursos para ofertar novos serviços ou produtos, incentivando o consumo por parte da população.

Por outro lado, o aumento das taxas age como um freio nos investimentos das empresas, o que reflete no consumo do público e, consequentemente, na economia nacional.

Flutuações incentivam renegociações

Uma empresa que conta com contratos longos pode encontrar nas flutuações de taxas de juros bons momentos para avaliar as condições de empréstimos. Um contrato pode ser reajustado mediante oscilação da taxa de juros nacional (Selic).

Algumas parcelas podem ter valores reduzidos em razão da alta da Selic, o que representa economia para a empresa.

Dificuldade na obtenção de crédito

Quando a Selic flutua, os empresários sentem mais dificuldade em conseguir crédito em instituições financeiras.

Como a alta de juros prejudica as empresas

  • Como dito anteriormente, os juros altos diminuem os investimentos por parte das empresas. Com isso, a economia do país não cresce e surge um ciclo vicioso em que a baixa oferta causa inflação, que eleva os juros, impede novos investimentos e diminui o consumo responsável por fazer a economia crescer;
  • Os altos juros desestimulam o consumo e os consumidores passam a projetar suas compras para um futuro mais atrativo. Isso faz com que os empresários reduzam a produção e, consequentemente, a geração de empregos;
  • Quando o mercado internacional se encontra favorável, a alta de juros aprecia a taxa de câmbio, já que tornam mais atraentes as aplicações em títulos brasileiros. A taxa de câmbio, por sua vez, quando apreciada, reduz a competitividade da indústria brasileira, prejudicando exportações e empregos nacionais.

O que leva o governo a aumentar ou reduzir a taxa de juros?

O governo se utiliza das taxas de juros como forma de tentar combater a inflação e manter os preços do mercado mais equilibrados (dentro do possível). Ou seja, ao tornar a taxa Selic mais alta, os investimentos se tornam mais atrativos, corroborando para a geração de capital e de rendas a serem investidas em obras que visam políticas públicas, como hospitais e escolas, por exemplo.

Em um cenário em que indivíduos escolhem investir em títulos disponibilizados pelo governo, há queda na inflação e, consequentemente, diminuição dos preços, uma vez que determinados produtos ficarão parados nos estoques.

Entenda como realizar a publicidade legal da empresa pela internet

Com as oscilações de taxas de juros, empresas passam por diversos momentos nos quais é preciso realizar a publicidade legal de documentos, contratos, informativos e outros materiais de relevância no Diário Oficial da União.

Pela internet, é possível fazer a publicidade legal da empresa com auxílio do Diário Serviços, de forma correta e intuitiva, no Diário Oficial da União, dos Estados ou dos Municípios.  

Navegue pelo site para conhecer mais sobre os serviços de publicidade legal prestados pelo DSI. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *