Capital de giro: a sua importância para um negócio saudável

publicidade legal

Saiba qual é a importância do capital de giro para a saúde financeira do seu negócio e veja como publicar balanço patrimonial via publicidade legal no DOU.

O capital de giro é considerado um dos elementos fundamentais à saúde financeira de um negócio. Acompanhe as principais informações sobre o assunto e veja como realizar a publicidade legal de balanços patrimoniais.

Leia também: Aprenda a calcular o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa

O que é capital de giro?

O capital de giro pode ser entendido como os recursos financeiros que são necessários para manter o negócio vivo e operante.

Nele, são considerados os valores já em caixa, aqueles que ainda estão a receber e os depositados em contas bancárias – isto é, tudo o que puder ser convertido em dinheiro para custear as despesas da empresa é visto como capital de giro.

A importância do capital de giro

O capital de giro é fundamental para avaliar a saúde financeira e a atual situação organizacional de uma empresa, visando um futuro sustentável, a consolidação do negócio e, até mesmo, o aumento no volume de vendas.

Por meio dele, é possível ter uma visão nítida dos recursos existentes e dos que são necessários para manter a empresa viva – e isso garante uma gestão mais eficiente do ponto de vista financeiro. 

O que fazer durante uma crise?

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre gestão de crise. O capital de giro é parte intrínseca dessa gestão, e há algumas ações que podem ser tomadas visando lidar com as adversidades:

Realizar uma análise interna

Momentos de crise demandam que a equipe se volte para dentro e analise a eficiência dos processos para, assim, realizar as modificações necessárias.

Pagar salários normalmente

Mesmo em crise, os salários devem ser pagos normalmente. Se as contas da empresa não estiverem fechando e for necessário fazer uma redução nos salários, os gestores podem conferir a cartilha de medidas provisórias elaborada pelo governo para auxiliar as empresas a superar crises sem demitir colaboradores.

Fechar temporariamente durante as férias dos funcionários

Emitir férias coletivas e encerrar as atividades durante esse período pode ser uma estratégia para manter a empresa viva. Posteriormente, quando o cenário econômico melhorar, o negócio continuará com mão de obra suficiente para lidar com o aumento de demandas.

Estratégias para ter capital de giro

As principais estratégias para ter capital de giro são:

Ter um rígido acompanhamento dos gastos

É crucial que o empresário tenha um registro contínuo de todos os gastos. Com esse controle apurado, é possível identificar formas de economizar ou, até mesmo, cortar determinadas saídas de dinheiro.

Negociar prazos e condições com fornecedores e clientes

Fornecedores e clientes estão sempre abertos a negociações. Isso requer diálogo, principalmente quando o objetivo é beneficiar o capital de giro da empresa. O empresário pode procurar formas de pagamento mais vantajosas junto aos fornecedores, assim como convencer o cliente a diminuir prazos de financiamentos.

Incentivar a disciplina financeira

O próprio gestor deve levar a sério a disciplina com questões financeiras, mas, além disso, criar uma cultura dentro da empresa para que todos trabalhem em conformidade com protocolos mais econômicos.

publicidade legal

Realize a publicidade legal de balanços patrimoniais pela internet

Além do capital de giro, outra questão financeira importante para as empresas diz respeito ao balanço patrimonial, que deve ser publicado em grandes veículos de comunicação, como o Diário Oficial da União, via publicidade legal.

Felizmente, o empresário pode realizar publicidade legal totalmente online, com o auxílio da DSI, uma empresa especializada em publicar balanços patrimoniais, documentos, atas, editais e outros materiais de relevância para a esfera pública e privada em Diários Oficiais.

Preencha o formulário e veja como realizar a publicidade legal de balanços patrimoniais pela internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *