5 dicas de como fazer o controle financeiro durante a pandemia de covid-19

PUBLICADO EM 13/07/2020

5 dicas de como fazer o controle financeiro durante a pandemia de covid-19

Para as empresas, o controle financeiro é fundamental, principalmente neste momento, em que o País enfrenta a pandemia causada pelo novo coronavírus. Acompanhe 5 dias de como elaborar esse controle.

São muitas variáveis a serem consideradas na hora de elaborar o controle financeiro empresarial e, durante uma crise, é preciso elencar aquelas que são fundamentais para a saúde de um negócio.

Leia também: antecipação de recebíveis como alternativa para as finanças das empresas.

O que é o controle financeiro?

O controle financeiro nada mais é que um meio de realizar a análise profunda da saúde financeira da empresa, visando a coordenação de atividades e decisões voltadas a esse tema.

É por meio do controle financeiro que se pode tomar decisões adequadas e assertivas. Os relatórios devem sempre se basear em dados patrimoniais e no fluxo de caixa do negócio.

Como organizar as finanças?

É fundamental saber organizar as finanças para ter controle sobre o quanto de dinheiro está realmente entrando e saindo do caixa da empresa, além de entender como e onde os rendimentos estão sendo gastos. Isso vale para todos os momentos, mas, principalmente, em épocas de crise, quando a manutenção do capital torna-se ainda mais essencial.

5 dicas de como fazer o fazer o controle financeiro durante a pandemia

 

  • Segure os investimentos

 

Os investimentos que estavam no papel deverão continuar apenas nos planos. Este não é o momento de investir, já que o futuro econômico do país é incerto. 

 

  • Mantenha toda a atenção ao fluxo de caixa

 

A gestão do fluxo de caixa da empresa é de extrema importância, já que traz luz sobre receitas e despesas atuais e futuras, o que ajuda o empresário a não correr riscos, como não possuir o dinheiro necessário para cumprir seus compromissos.

 

  • Negocie prazos com os fornecedores

 

Quem está apreensivo com as contas pode entrar em contato com os fornecedores para negociar novos prazos de pagamento.

 

  • Priorize os funcionários

 

No momento de crise, é fundamental que os funcionários sejam priorizados para que a qualidade do capital humano da empresa não seja afetada. O pagamento da folha salarial deve estar sempre em dia.

Outra possibilidade é antecipar férias e feriados, além de compensar o banco de horas dos colaboradores. Empregos mantidos são um investimento para o futuro, quando a crise melhorar e os funcionários puderem recompensar os esforços de seu empregador.

 

  • Busque alternativas para faturar

 

O empreendedor pode buscar alternativas de lucro, como:

  • Promoções de produtos que estão parados no estoque;
  • Serviços de entrega para manter clientes fidelizados;
  • Ampliação das formas de pagamento;
  • Estratégias de divulgação online, como via Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outros canais.

Além do controle financeiro: acompanhe notícias e faça publicidade legal pela internet

Para além do controle financeiro, toda empresa deve estar alinhada às principais notícias sobre economia, além de realizar a publicidade legal em veículos de comunicação de grande circulação, como o Diário Oficial.

Pela Diário Serviços, além de ter acesso a notícias, o empresário pode realizar publicidade legal no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios de forma totalmente online e com auxílio de equipe especializada no assunto.

Navegue pelo site para obter maiores informações.

Veja mais: ​Ata​ – ​Contrato de Trabalho​ – ​Ata de reunião