Como otimizar o controle de contas a pagar e receber?

PUBLICADO EM 08/06/2020

Como otimizar o controle de contas a pagar e receber?

O controle de contas a pagar e receber é uma realidade de todas as empresas. Saiba como otimizar esse controle e o que é preciso para fazer a publicidade legal de seu negócio pela internet.

Saiba mais: o que são contas redutoras do ativo?

Maneiras de otimizar o controle de contas a pagar

Há diversas maneiras de otimizar o controle de contas a pagar. Entre eles, é possível citar os principais:

 

  • Organizar processos

 

Organizar todas as informações referentes a prazos e outras obrigações a serem cumpridas, em quais bancos os pagamentos devem ser feitos e quais os valores, é fundamental para que todas as contas sejam mantidas sob controle.

 

  • Atenção aos prazos

 

Respeitar prazos de vencimento é outro pilar do controle de contas, já que, dessa forma, são evitados os juros e as multas por atrasos. Quitar débitos no momento certo, além de gerar economia, demonstra o comprometimento da empresa para com suas obrigações.

 

  • Separar as contas da empresa das contas pessoais

 

Ainda hoje, há quem administre contas pessoais juntamente às da empresa, no entanto, manter essas duas categorias separadas é uma iniciativa básica para exercer a boa gestão financeira do negócio.

  • Postergar gastos que possam ser adiados

Se a empresa pode esperar um pouco para fazer uma compra, isso pode ser bom, tanto para gerar economia quanto para aproveitar um momento mais oportuno de investimento.

 

  • Fazer uso de ferramentas tecnológicas

 

Atualmente, há diversas ferramentas tecnológicas, como softwares, que auxiliam no controle de contas a pagar e receber de uma empresa.

As principais atividades e princípios de gestão da área

Por meio do fluxo de caixa, é possível fazer o controle de contas a pagar e receber, portanto, se trata de um instrumento de controle. Entenda melhor as principais atividades de gestão da área:

 

  • Regime de caixa

 

As empresas que optam por fazer o controle de contas pelo regime de caixa precisam lançar as entradas e saídas conforme forem acontecendo. Assim, uma venda parcelada só será considerada após todas as parcelas terem sido quitadas, por exemplo.

 

  • Regime de competência

 

No regime de competência, o registro ocorre na data em que é gerado ou planejado. Uma venda parcelada, no caso, é registrada na íntegra assim que for fechada, considerando os valores a receber.

As vantagens de ter as contas a pagar e a receber bem controladas

Manter o controle das contas a pagar e a receber é fundamental para a gestão do fluxo de caixa.

Por mais que as ações voltadas a esse controle demandem trabalho, a verdade é que o controle das contas garante maior liberdade à empresa, que saberá quanto realmente tem de receita para seguir com os investimentos.

Além disso, o próprio regime tributário brasileiro exige da empresa um bom controle de contas para que não corra o risco de cair em uma sanção fiscal.

Em síntese, o controle de contas gera o crescimento da margem de manobra, já que o empresário terá mais clareza para prever receitas, além de melhorar sua capacidade de apurar os impostos, evitando que a empresa seja pega de surpresa em ações fiscalizatórias.

A publicidade legal da sua empresa pode ser feita totalmente pela internet

Além do controle de contas a pagar e receber, outra obrigação das empresas é realizar a publicidade legal de conteúdos diversos de acordo com determinações do governo. Pelo Diário Serviços, a empresa pode fazer a publicidade legal de documentos, atas, recibos, informativos e outros materiais totalmente online.

Navegue pelo site para conhecer todos os serviços do DSI e preencha o formulário para realizar publicidade legal online.

Confira também: Fluxo circular de renda