Pagar impostos em dia evita multas e juros por atraso. Acompanhe mais detalhes sobre as obrigações fiscais e veja como a empresa pode fazer publicidade legal pela internet.
Há boas razões para acreditar que pagar os impostos em dia, mesmo mediante o programa de parcelamento de débitos, seja mais vantajoso.
Saiba mais: Conheça os principais impostos federais, estaduais e municipais.
Pagar os impostos em dia vale a pena
-
O nome permanece limpo
Toda empresa deve adotar uma política de controle de inadimplência justamente para evitar fechar negócios com maus pagadores, que possuam histórico de débitos não quitados.
Tendo isso em mente, fica claro que os fornecedores de crédito darão preferência para quem está com o nome limpo e, para se manter assim, é preciso pagar todos os impostos em dia.
-
Sai mais barato a longo prazo
Praticamente todos sabem dessa informação, mas é preciso reafirmar que o pagamento em dia representa um montante inferior ao que será gasto caso o empresário atrase os pagamentos.
Atrasos nunca são completamente perdoados. Ainda que seja possível conseguir anistia fiscal, sempre haverá juros a quitar (geralmente se baseiam na Taxa Selic), por isso, é importante pensar de forma visionária e encarar o fato de que pagar em dia é mais vantajoso.
-
Aumenta o controle da empresa sobre as finanças
Existe uma questão muito importante envolvendo as vantagens de pagar impostos dentro do prazo exigido: se trata do controle sobre finanças.
Pode parecer irrelevante, mas cada conta paga será um problema a menos, e quanto mais compromissos financeiros a empresa tiver que lidar, maior será a dificuldade de enxergar o cenário financeiro com clareza.
Aliás, não é incomum encontrar empreendedores que se perdem em meio a tantas contas, e isso acaba gerando um ciclo vicioso de contas atrasadas e problemas a serem resolvidos.
-
Facilita o caminho para licitações
Para participar de processos licitatórios, a empresa obrigatoriamente precisa apresentar uma certidão negativa de débitos em aberto. Ou seja, para fazer contratos com o governo, é preciso estar em dia com os tributos.
O que acontece com empresas que atrasam pagamentos
-
A empresa terá que pagar multas e juros
Quem atrasa o pagamento de contas, invariavelmente, terá que pagar impostos, o que traz diversos prejuízos para a organização. Multas e taxas de juros altas são algumas das consequências disso.
-
Dificuldade para conquistar linhas de créditos
Ao longo de sua jornada no mercado, uma empresa pode se encontrar com a necessidade de conseguir um empréstimo, e ter as contas em dia é fundamental para ser bem aceito pelas instituições financeiras.
-
Dificuldade para participar de licitações públicas
O atraso nas contas é muito prejudicial às empresas que desejam participar de processos licitatórios. Um histórico de pagamentos ruins faz com que os órgãos públicos concedam preferência a quem sempre cumpriu com as obrigações fiscais.
Principais impostos das empresas
Os principais impostos que as empresas devem quitar são:
- O Simples Nacional;
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Contribuição Previdenciária Patronal (CPP);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- PIS/Pasep;
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Imposto Sobre Serviços (ISS);
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Publicidade legal auxilia empresas que precisam prestar contas à sociedade
A publicidade legal é o meio pelo qual empresas de todos os tamanhos e segmentos conseguem publicar materiais de relevância para toda a sociedade, e o DSI (Diário Serviços) auxilia o empresário no processo de veiculação de conteúdos no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.
Navegue pelo site para conhecer os serviços oferecidos pelo DSI.
Confira também: Métodos das partidas dobradas