Para as empresas, o controle financeiro é fundamental, principalmente neste momento, em que o País enfrenta a pandemia causada pelo novo coronavírus. Acompanhe 5 dias de como elaborar esse controle.
São muitas variáveis a serem consideradas na hora de elaborar o controle financeiro empresarial e, durante uma crise, é preciso elencar aquelas que são fundamentais para a saúde de um negócio.
Leia também: antecipação de recebíveis como alternativa para as finanças das empresas.
O que é o controle financeiro?
O controle financeiro nada mais é que um meio de realizar a análise profunda da saúde financeira da empresa, visando a coordenação de atividades e decisões voltadas a esse tema.
É por meio do controle financeiro que se pode tomar decisões adequadas e assertivas. Os relatórios devem sempre se basear em dados patrimoniais e no fluxo de caixa do negócio.
Como organizar as finanças?
É fundamental saber organizar as finanças para ter controle sobre o quanto de dinheiro está realmente entrando e saindo do caixa da empresa, além de entender como e onde os rendimentos estão sendo gastos. Isso vale para todos os momentos, mas, principalmente, em épocas de crise, quando a manutenção do capital torna-se ainda mais essencial.
5 dicas de como fazer o fazer o controle financeiro durante a pandemia
-
Segure os investimentos
Os investimentos que estavam no papel deverão continuar apenas nos planos. Este não é o momento de investir, já que o futuro econômico do país é incerto.
-
Mantenha toda a atenção ao fluxo de caixa
A gestão do fluxo de caixa da empresa é de extrema importância, já que traz luz sobre receitas e despesas atuais e futuras, o que ajuda o empresário a não correr riscos, como não possuir o dinheiro necessário para cumprir seus compromissos.
-
Negocie prazos com os fornecedores
Quem está apreensivo com as contas pode entrar em contato com os fornecedores para negociar novos prazos de pagamento.
-
Priorize os funcionários
No momento de crise, é fundamental que os funcionários sejam priorizados para que a qualidade do capital humano da empresa não seja afetada. O pagamento da folha salarial deve estar sempre em dia.
Outra possibilidade é antecipar férias e feriados, além de compensar o banco de horas dos colaboradores. Empregos mantidos são um investimento para o futuro, quando a crise melhorar e os funcionários puderem recompensar os esforços de seu empregador.
-
Busque alternativas para faturar
O empreendedor pode buscar alternativas de lucro, como:
- Promoções de produtos que estão parados no estoque;
- Serviços de entrega para manter clientes fidelizados;
- Ampliação das formas de pagamento;
- Estratégias de divulgação online, como via Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outros canais.
Além do controle financeiro: acompanhe notícias e faça publicidade legal pela internet
Para além do controle financeiro, toda empresa deve estar alinhada às principais notícias sobre economia, além de realizar a publicidade legal em veículos de comunicação de grande circulação, como o Diário Oficial.
Pela Diário Serviços, além de ter acesso a notícias, o empresário pode realizar publicidade legal no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios de forma totalmente online e com auxílio de equipe especializada no assunto.
Navegue pelo site para obter maiores informações.
Veja mais: Ata – Contrato de Trabalho – Ata de reunião