Receita previsível: é interessante para a minha empresa?

publicidade legal

A receita previsível representa um conceito que pode ser muito interessante para empresas dos mais diversos setores. Saiba as principais informações sobre o assunto e veja se a receita previsível se adequa ao seu caso.

Acompanhe também informações para fazer a publicidade legal da sua empresa com auxílio profissional.

Conceito de receita previsível

O termo “receita previsível” pode assustar à primeira vista, mas seu conceito é mais simples do que parece.

Trata-se da previsibilidade de uma determinada quantia que a empresa ganhará dentro de um dado período. Toda receita que pode ser prevista dentro de um ano é considerada receita previsível. 

Como funciona a receita previsível

Em vez de vender produtos de forma pontual, ou seja, a depender de uma interação de venda, a receita previsível comercializa itens e serviços por meio de assinaturas e planos, que podem ser contínuos ou com data de término prevista.

Isso quer dizer que o cliente segue tendo acesso a produtos e serviços sem a necessidade de refazer a compra, assim como a empresa continua recebendo o valor todos os meses sem ter que entrar em contato. 

Quais as suas vantagens?

Importante salientar que o sistema de receita recorrente está suscetível ao cancelamento de clientes, mas, de modo geral, a empresa que opta por planos e assinaturas consegue controlar a saúde financeira do negócio com mais clareza e previsibilidade.

Ao fechar uma compra, a empresa com receita previsível passa a receber pagamentos de forma contínua, e isso também representa um ganho ao cliente, já que desburocratiza o processo de adquirir o produto ou serviço.

Com isso, o LTV (Lifetime Value) aumenta e o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) diminui, de forma a tornar o negócio mais vantajoso, sustentável e escalável. 

Além disso, há outras vantagens em adotar a receita previsível. São elas:

  • eficiência operacional e estabilidade para a empresa;
  • facilidade na hora de fidelizar clientes;
  • facilidade na tomada de decisão, já que é possível prever o caixa da empresa;
  • mais oportunidades de vendas expandidas (upselling e cross-selling).

publicidade legal

Segmentos em que a receita previsível está presente

Os principais setores em que a receita previsível está presente são: 

Streaming

O segmento de streaming é um dos mais famosos quando o assunto é receita previsível. São serviços de conteúdo on-line, como podcasts, vídeos, filmes, músicas, aulas on-line e séries.  

É o caso de plataformas como Netflix, Spotify, Amazon Prime, Globo Play, etc. 

Clubes de assinatura

O clube de assinatura, por sua vez, é um exemplo antigo de receita previsível, em que o cliente escolhe o plano que mais lhe interessa e recebe determinados produtos ou serviços, todos os meses.

Exemplos que se consolidaram e fazem muito sucesso até hoje são assinaturas de vinhos, cafés, cosméticos, roupas, produtos para pets, etc. 

Serviços recorrentes ao consumidor

Nesse setor, estão serviços que o consumidor pode usufruir com recorrência, como é o caso de escolas, academias, clínicas de estética, lavanderias, etc. 

Acompanhe todas as informações sobre receita previsível e aproveite para fazer publicidade legal

A receita previsível é um assunto que pode ser muito interessante para empresas de diversos setores, e pelo site da Diário Serviços é possível acompanhar o blog com as principais informações sobre mercado, produtos e serviços.

Na plataforma DSI também é possível realizar a publicidade legal do seu negócio. Navegue pelo site e preencha o formulário para fazer publicidade legal em Diários Oficiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *