A receita previsível representa um conceito que pode ser muito interessante para empresas dos mais diversos setores. Saiba as principais informações sobre o assunto e veja se a receita previsível se adequa ao seu caso.
Acompanhe também informações para fazer a publicidade legal da sua empresa com auxílio profissional.
Conceito de receita previsível
O termo “receita previsível” pode assustar à primeira vista, mas seu conceito é mais simples do que parece.
Trata-se da previsibilidade de uma determinada quantia que a empresa ganhará dentro de um dado período. Toda receita que pode ser prevista dentro de um ano é considerada receita previsível.
Como funciona a receita previsível
Em vez de vender produtos de forma pontual, ou seja, a depender de uma interação de venda, a receita previsível comercializa itens e serviços por meio de assinaturas e planos, que podem ser contínuos ou com data de término prevista.
Isso quer dizer que o cliente segue tendo acesso a produtos e serviços sem a necessidade de refazer a compra, assim como a empresa continua recebendo o valor todos os meses sem ter que entrar em contato.
Quais as suas vantagens?
Importante salientar que o sistema de receita recorrente está suscetível ao cancelamento de clientes, mas, de modo geral, a empresa que opta por planos e assinaturas consegue controlar a saúde financeira do negócio com mais clareza e previsibilidade.
Ao fechar uma compra, a empresa com receita previsível passa a receber pagamentos de forma contínua, e isso também representa um ganho ao cliente, já que desburocratiza o processo de adquirir o produto ou serviço.
Com isso, o LTV (Lifetime Value) aumenta e o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) diminui, de forma a tornar o negócio mais vantajoso, sustentável e escalável.
Além disso, há outras vantagens em adotar a receita previsível. São elas:
- eficiência operacional e estabilidade para a empresa;
- facilidade na hora de fidelizar clientes;
- facilidade na tomada de decisão, já que é possível prever o caixa da empresa;
- mais oportunidades de vendas expandidas (upselling e cross-selling).
Segmentos em que a receita previsível está presente
Os principais setores em que a receita previsível está presente são:
Streaming
O segmento de streaming é um dos mais famosos quando o assunto é receita previsível. São serviços de conteúdo on-line, como podcasts, vídeos, filmes, músicas, aulas on-line e séries.
É o caso de plataformas como Netflix, Spotify, Amazon Prime, Globo Play, etc.
Clubes de assinatura
O clube de assinatura, por sua vez, é um exemplo antigo de receita previsível, em que o cliente escolhe o plano que mais lhe interessa e recebe determinados produtos ou serviços, todos os meses.
Exemplos que se consolidaram e fazem muito sucesso até hoje são assinaturas de vinhos, cafés, cosméticos, roupas, produtos para pets, etc.
Serviços recorrentes ao consumidor
Nesse setor, estão serviços que o consumidor pode usufruir com recorrência, como é o caso de escolas, academias, clínicas de estética, lavanderias, etc.
Acompanhe todas as informações sobre receita previsível e aproveite para fazer publicidade legal
A receita previsível é um assunto que pode ser muito interessante para empresas de diversos setores, e pelo site da Diário Serviços é possível acompanhar o blog com as principais informações sobre mercado, produtos e serviços.
Na plataforma DSI também é possível realizar a publicidade legal do seu negócio. Navegue pelo site e preencha o formulário para fazer publicidade legal em Diários Oficiais.