Quais as vantagens do Pix para as empresas?

Quais as vantagens do PIX para as empresas?

Gestores de empresas sabem bem dos desafios financeiros que as companhias precisam enfrentar. Uma boa gestão de fluxo de caixa é uma ótima maneira de ter mais controle sobre o aspecto financeiro da operação. 

É claro que essa nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando diferentes tipos de pagamentos entram na conta em prazos igualmente diferentes.

Exatamente por isso é que a chegada do Pix foi recebida com tanto entusiasmo por empresas de todos os portes. Quer entender melhor como funciona esse novo método de pagamento e quais benefícios ele pode trazer para as empresas?

O artigo a seguir compila as principais informações sobre o tema. Não deixe de ler até o fim! 

O que é Pix?

O Pix é um método de pagamento novo anunciado pelo Banco Central em fevereiro de 2020. Ele promove transferências instantâneas, que podem ser feitas a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo aos finais de semana e feriados.

Ele não é um método exclusivo de alguma instituição financeira, o que quer dizer que qualquer pessoa com uma conta em banco poderá usar o novo recurso. O Pix deverá ser oferecido diretamente no aplicativo Internet Banking com o qual o usuário já está acostumado.

Como o Pix funciona?

Ao contrário de outras modalidades de transferência, o Pix é instantâneo. Isso quer dizer que o dinheiro estará disponível na conta de destino alguns segundos após a conclusão da transferência.

Além disso, ele também funciona todos os dias da semana, sem limite de horário.

Para usufruir do serviço, usuários precisam cadastrar informações nas instituições financeiras de sua preferência. Essas informações são chamadas de chaves, e elas podem ser o CPF, e-mail, telefone ou uma sequência de números aleatórios.

Uma chave pode ser cadastrada em apenas uma instituição por vez. Para realizar a transferência das informações de um banco para outro, basta solicitar a migração para as instituições envolvidas. 

Leia também: Cultura orçamentária: entenda como implementar na sua empresa

5 vantagens do Pix para sua empresa

Um método de transferências como o Pix guarda um leque diverso de oportunidades para empresas. Entenda abaixo as principais vantagens do método.

Realizar transações em qualquer horário e dia da semana

Sem o limite de horários e dias da semana para o funcionamento, empresas terão mais liberdade para receber e executar transferências por meio do Pix. 

Todos os valores vão cair imediatamente na conta, o que também ajudará na gestão de fluxo de caixa e outras atividades operacionais. 

Receber sem intermediadores

Empresas não precisarão de serviços de intermediação para receber transferências Pix. Isso é especialmente útil para aquelas que vendem também para pessoas físicas. Por meio dos códigos QR, clientes também poderão realizar pagamentos na hora, sem pagar taxas e de maneira descomplicada. 

Tarifas mais baratas para recebimentos

Uma das maiores preocupações de gestores é a redução dos custos operacionais, não é mesmo? Com o Pix, os custos para receber uma transferência serão bem menores, ajudando no controle dos gastos e otimizando os lucros. 

Além disso, algumas instituições também oferecem esse recurso gratuitamente para empresas. Vale a pena pesquisar antes de cadastrar as chaves Pix em algum banco. 

Versatilidade no recebimento das suas cobranças

O Pix também vai oferecer várias possibilidades de recebimento. Por exemplo, seus clientes poderão pagar por meio da leitura de códigos QR ou digitando uma das chaves referentes à sua empresa.

Facilita o fluxo de caixa

Outros métodos de pagamento, como os cartões de crédito ou boletos bancários, podem levar dias para serem compensados. Com o recebimento instantâneo proporcionado pelo Pix, o fluxo de caixa para empresas é infinitamente otimizado, ajudando na gestão global do negócio.

Precisa de serviços de publicidade legal? Conte com a Diário Serviços

O fluxo de caixa não é a única preocupação que gestores de empresas têm. A comunicação, por exemplo, também é um fator importante. A Diário Serviços sabe bem disso e, por esse motivo, especializou-se em serviços de publicidade legal e na intermediação de publicações na Imprensa Oficial.

Se a sua empresa precisa de uma maneira descomplicada de publicar em meios oficiais, entre em contato com a Diário Serviços. Teremos todo o prazer em ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *