Ponto de equilíbrio financeiro e contábil: saiba a importância para a sua empresa e como devem ser calculados

publicidade legal

O ponto de equilíbrio financeiro e o ponto de equilíbrio contábil são de extrema importância para as empresas, por isso é preciso saber como calculá-los. Acompanhe as principais informações sobre o assunto e veja como realizar publicidade legal com auxílio da DSI.

Leia também: Qual a importância da pequena empresa no mercado brasileiro

O que é ponto de equilíbrio financeiro, contábil e no que se diferem 

 

Ponto de equilíbrio contábil

O ponto de equilíbrio contábil é mais comum e simples. Nele, constam os valores dos custos fixos divididos pela margem de contribuição. Dessa conta se obtém a receita que é necessária para igualar os gastos.

Ponto de equilíbrio financeiro

No ponto de equilíbrio financeiro, por sua vez, são desconsideradas, dos custos fixos, as despesas não desembolsáveis e a depreciação dos ativos. Isso ocorre porque, em alguns casos, empresas incluem a depreciação como custo em seus balanços anuais.

Para o ponto de equilíbrio financeiro, o que importa são os gastos que significam o desembolso de valores do caixa.

Como calcular o ponto de equilíbrio contábil e o financeiro 

Ponto de equilíbrio contábil

No caso do ponto de equilíbrio contábil, a fórmula é a seguinte:

(custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição unitária 

Margem de contribuição unitária pode ser entendida como preço unitário de venda, subtraídos os custos variáveis de cada item. 

Ponto de equilíbrio financeiro

Já o ponto de equilíbrio financeiro, por sua vez, tem como principal diferença o fato de não se considerar os custos de depreciação, e sim as despesas que significam algum tipo de desembolso de dinheiro do caixa (apenas). Nesse sentido, a fórmula fica:

(custos – depreciação ou amortização) / margem de contribuição unitária 

publicidade legal

A importância do ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é de muita importância para as empresas, já que por meio dele os gestores podem ter uma visão mais clara da situação financeira do negócio, de como devem atuar na tomada de decisões e do que é preciso para que a empresa se consolide (e tenha sucesso) no mercado.

Os gestores, por meio do ponto de equilíbrio (seja ele financeiro, seja ele contábil), também conseguem descobrir qual deve ser o faturamento mensal mínimo necessário para que a empresa possa cumprir com suas obrigações financeiras – e possa lucrar.

Nesse sentido, calcular o ponto de equilíbrio é um passo intrínseco à boa gestão, sendo crucial para que qualquer gestor, independentemente do nicho, possa elaborar o planejamento financeiro, objetivando tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Agora que você compreende a importância do ponto de equilíbrio financeiro e contábil, veja como realizar publicidade legal com auxílio da DSI. 

Tenha auxílio de agência de publicidade legal para publicações no DOU

A Diário Serviços (DSI) é uma agência de publicidade legal que viabiliza publicações no principal meio de comunicação oficial do País, o Diário Oficial da União.

O procedimento funciona da seguinte forma: você elabora o documento (relatório, matéria, etc.) a ser publicado no Diário Oficial e encaminha esse material por meio do formulário localizado no site.

A partir disso, a equipe de profissionais da Diário Serviços realiza a diagramação da publicidade legal e retorna com o orçamento. Após a aprovação, a DSI segue com todos os procedimentos para que a publicação no Diário Oficial ocorra o mais rápido possível.

Navegue pelo site e veja como realizar publicidade legal com auxílio dos analistas da DSI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *