Pagamento recorrente: entendendo esse formato

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Saiba como o pagamento recorrente pode ser um bom modelo para o seu negócio e aproveite para realizar a publicidade legal da sua empresa pela internet.

 O pagamento recorrente traz algumas vantagens à empresa e ao próprio cliente, por isso tem se consolidado como um modelo de negócios promissor. Acompanhe as principais informações sobre o assunto e veja como realizar a publicidade legal pela internet.

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O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é um modelo de negócio em que a etapa de cobrança é feita via mensalidades, planos ou assinaturas.

Ou seja, o cliente realiza os pagamentos de forma periódica e, na maior parte das vezes, automática. Assim, garante seu acesso aos produtos/serviços e possibilita à empresa ter uma receita previsível. 

Como funciona na prática?

O pagamento recorrente, na prática, segue uma lógica muito simples: o cliente contrata um pacote (que pode ser de serviços e/ou produtos) e realiza o pagamento de forma mensal, trimestral ou anual (a depender do contrato) de maneira automática (com débito no cartão de crédito ou na conta corrente, por exemplo). 

Exemplos de pagamento recorrente

Há vários exemplos de pagamento recorrente. Entre eles, é possível citar:

  • escritórios: são oferecidos ao cliente um pacote de serviços e o acompanhamento mensal para garantir que a empresa esteja em dia com todas as suas obrigações fiscais ou jurídicas;
  • condomínios: o pagamento mensal de condomínios também é considerado um modelo recorrente, com a opção de débito automático na conta do condômino;
  • academias: hoje em dia, as academias pouco trabalham com cheques ou dinheiro em espécie. A maioria já aderiu ao pagamento recorrente, visando facilitar o processo para o cliente e diminuir a inadimplência;
  • cursos: tanto os cursos on-line quanto os presenciais têm adotado o modelo recorrente como opção de pagamento.

Diferenças entre parcelamento e pagamento recorrente 

Parcelamento

O parcelamento ocorre a partir de um valor fixo que é dividido em várias vezes. Com isso, o cliente adquire apenas um produto ou serviço e continua pagando por ele nos próximos meses. 

Pagamento recorrente

No pagamento recorrente, o serviço/produto continua sendo entregue, de forma que a pessoa paga para ter acesso regularmente.

Além disso, se o serviço for interrompido por qualquer motivo, o cliente pode romper com os pagamentos e ficar isento durante o período de carência.

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 Modelos de negócios recorrentes

Os principais modelos de negócios recorrentes são: 

Serviços pessoais recorrentes

Os serviços pessoais seriam aqueles que contemplam o consumidor final, ou seja, escolas, lavanderias, clubes esportivos, academias, estacionamentos, etc. 

Serviços recorrentes para empresas 

Os serviços para empresas, por outro lado, atendem ao público B2B e costumam ser realizados por escritórios de contabilidade, escritórios de advocacia, agências de publicidade legal, entre outros prestadores. 

Conteúdo por assinatura

Os conteúdos por assinatura são mundialmente conhecidos por serem os mais famosos dentro dos negócios recorrentes. São representados pelas plataformas de streaming, como Netflix e Spotify. 

Preparando a empresa para esse formato

O primeiro passo para se tornar um modelo de pagamento recorrente é adaptar o atual negócio à dinâmica da recorrência, ou seja, deixar de realizar apenas vendas pontuais e passar a oferecer vendas por assinatura.

Quem trabalha com produtos pode criar assinaturas para os clientes mais fiéis. Já quem oferece serviços, pode propor pacotes com o que costuma ser consumido mensalmente. 

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