Lucratividade e rentabilidade: entendendo os indicadores para a sua rotina de gestão

publicidade legal

A lucratividade e a rentabilidade são dois dos mais importantes indicadores de desempenho de qualquer negócio. Elas são capazes de ajudar gestores a determinar a saúde financeira geral da empresa, além de serem boas fontes de informação para tomadas de decisões estratégicas.

É comum que essas variáveis sejam tratadas como sinônimos, mas isso é um erro. Para garantir uma gestão de recursos mais eficiente, é preciso, primeiramente, entender a diferença entre esses dois indicadores. 

Para te ajudar, preparamos um artigo com as principais diferenças entre lucratividade e rentabilidade. Assim, você pode manter a sua empresa crescendo continuamente de maneira saudável! 

O que é lucratividade? 

A lucratividade está relacionada com o quanto o seu negócio ganhou em relação aos recebimentos de determinado período, ou seja, a margem de lucro. Normalmente, ela é medida em relação ao faturamento. Dessa maneira, fica mais fácil observar se a empresa está de fato crescendo financeiramente ou está gastando onde não deveria. 

A lucratividade também está relacionada à eficiência da operação, isto é, se ela é capaz de cobrir seus custos de funcionamento e ainda se manter lucrativa. Normalmente, faz-se o seguinte cálculo: 

Lucratividade (%) = Lucro líquido / Receita bruta x 100

A receita bruta engloba todos os recebimentos antes dos descontos, como os custos operacionais e pagamentos de impostos. 

O que é rentabilidade? 

A rentabilidade é usada para medir o retorno financeiro de um investimento. Seu papel, portanto, é relacionar o lucro da empresa com os valores investidos. Ela é calculada por meio da seguinte fórmula: 

Rentabilidade (%) = Lucro Líquido / Investimentos x 100 

Digamos, por exemplo, que alguém utilize uma poupança de R$ 50 mil para abrir o seu próprio negócio, que passa a ter um lucro líquido de R$ 5 mil todos os meses. Pode-se afirmar, portanto, que a rentabilidade desse empreendimento é de 10%. 

A rentabilidade é um indicador que permite o cálculo dos custos, sobretudo durante a abertura de uma nova empresa. 

Já se perguntou qual é a importância da pequena empresa no mercado brasileiro? Entenda tudo sobre o assunto neste artigo em nosso blog! 

publicidade legal

Qual é a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Como você pôde perceber, ambos os indicadores têm relação com a arrecadação de um negócio, mas oferecem perspectivas diferentes.

Dessa maneira, um empreendedor que deseja maximizar o entendimento do seu próprio negócio, e tomar decisões financeiras que levarão ao crescimento de seu patrimônio, precisa avaliar a lucratividade e a rentabilidade separadamente. 

Se sua empresa precisa de serviços de publicidade legal, conte com a Diário Serviços

A publicidade legal é muito importante tanto para empresas que acabaram de abrir suas portas quanto para aquelas que já tem muitos anos no mercado. 

Nesse sentido, contar com uma agência experiente, que oferece suporte durante todo o processo de publicação na Imprensa Oficial, é essencial para o sucesso da comunicação entre empresa e clientes. 

Você sempre pode contar com a equipe da Diário Serviços para garantir um processo descomplicado e sem burocracias durante suas publicações. Acesse nosso site e solicite um orçamento! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *