Saiba quais são os principais meios de pagamento, quais você deve ter na sua loja e como realizar publicidade legal do seu negócio pela internet.
Os meios de pagamento são um dos pilares para alcançar o principal objetivo de todo empresário: vender mais e ver sua empresa crescer. Saiba tudo sobre o assunto e veja como realizar a publicidade legal do seu negócio pela internet.
Leia também: Emissão de nota fiscal: os erros que você não pode cometer
O que são os meios de pagamento?
Os meios de pagamento, como a própria expressão sugere, são formas de pagar ou receber o dinheiro após uma transação comercial.
Hoje, o país está repleto de meios de pagamento, por isso é muito importante compreender do que se trata cada um e, dessa forma, escolher as melhores opções para o seu negócio.
Os principais meios de pagamento existentes atualmente
Os principais meios de pagamento existentes no Brasil são:
Pagamento realizado via cartão de débito e crédito
Os cartões de débito e crédito são os métodos mais utilizados na hora de realizar compras, tanto em lojas físicas quanto em e-commerces.
Atualmente, é fundamental que todo negócio no Brasil aceite cartão como forma de pagamento, o que também ajuda no combate à inadimplência, já que a loja recebe o valor integralmente, pago pela operadora do cartão.
Pagamento realizado via dinheiro em espécie
O dinheiro segue sendo um meio de pagamento muito utilizado, principalmente, em lojas físicas que vendem produtos de valor considerado baixo, como supermercados e padarias, por exemplo.
Pagamento via boleto bancário
O boleto bancário é outro método bastante utilizado, principalmente, por clientes que preferem pagar à vista e receber um desconto.
Trata-se de uma opção muito barata para quem emite e prática para quem paga, já que aplicativos de banco e o próprio internet banking permitem o pagamento de boletos.
Pagamento realizado via Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)
A transferência eletrônica, por mais básica que seja, também pode ser considerada um meio de pagamento. Pode ocorrer de forma direta via DOC, TED ou, mais recentemente, via Pix.
Pagamento realizado via débito recorrente
O débito recorrente também é conhecido por economia recorrente e diz respeito a serviços e produtos que são consumidos de forma contínua, como streamings, TV à cabo, academias e escolas.
É o tipo de pagamento que tem crescido muito no país e ajuda as empresas a terem uma renda previsível.
Melhores meios de pagamento para lojas físicas, e-commerces e SaaS
Meios de pagamento para e-commerce
Em e-commerces, além do cartão de crédito e débito, é crucial que o empresário forneça:
- sistema antifraude, com certificado no site informando ao consumidor que a compra será segura;
- checkout claro e transparente, o que também fornece mais sensação de segurança, contribuindo para que o cliente realmente feche a compra.
Para lojas físicas
Lojas físicas, além de aceitarem pagamento em dinheiro, precisam oferecer a opção cartão de crédito e débito. São meios de pagamento básicos em estabelecimentos assim.
Para SaaS
Com relação às empresas SaaS, os principais meios de pagamento são:
- recorrência, ou seja, quando há planos ou assinaturas que permitem o uso contínuo do serviço, sem a necessidade de refazer a compra todos os meses;
- billing, que configura um sistema de cobrança que pode ser feito em formato de planos, tarifas ou serviços, com controle de fatura de forma automática.
Realize a publicidade legal de relatórios financeiros do seu negócio com a DSI
Para além de fornecer meios de pagamento diferenciados e seguros aos clientes, todos os empresários precisam cumprir com suas obrigações junto ao Fisco realizando a publicidade legal de relatórios financeiros, como balanço patrimonial, no Diário Oficial da União, dos estados e dos municípios.
A Diário Serviços sabe disso e viabiliza a publicidade legal em grandes meios de comunicação por meio do site. Preencha o formulário e veja como publicar no DOU com o auxílio profissional da DSI.