É natural que, com o passar do tempo e com o surgimento de novas tecnologias, as áreas profissionais no mercado sejam reformuladas, visando sempre a melhorias de resultado. É o que acontece com os profissionais contadores na contabilidade 4.0. Mas você sabe o que isso significa?
Conheça o significado desse conceito, os benefícios que oferece e fique por dentro dos desafios existentes! Boa leitura!
O que é a contabilidade 4.0?
A contabilidade 4.0 é um termo utilizado para definir um momento em que os profissionais desse segmento estão utilizando tecnologias e soluções automatizadas para melhorar o desempenho do trabalho, elevar a produtividade e realizar ações com maior precisão e menos erros.
Esse momento é derivado do conceito de 4ª Revolução Industrial. Desde 2016, quando começou a ser debatido, prevê que atualmente o mundo vive um período em que novas formas de produção estão em atuação, com uso de sistemas inteligentes, automação, internet das coisas, inteligência artificial e outras tecnologias que proporcionam uma forma de desempenho muito mais avançada globalmente.
Quais os benefícios da contabilidade 4.0?
A contabilidade é algo promissor, que visa aperfeiçoar desempenhos e processos no setor contábil, garantindo uma série de benefícios que podem fazer significativa diferença nos serviços prestados.
Alguns dos benefícios mais significativos são:
- Mais segurança nas informações: com a automação e os sistemas muito mais inteligentes direcionados à proteção de dados, a segurança das informações é otimizada, evitando que informações sejam vazadas e prejudiquem os clientes, o contador e a sua empresa, como acontece muito em processos manuais;
- Processos mais ágeis: por meio de ferramentas de automação, os processos contábeis se tornam mais ágeis, sem que cada etapa tenha de ser executada manualmente. Isso evita erros e permite que os profissionais se dediquem a outras tarefas;
- Uso de inteligência artificial: essa tecnologia não apenas automatiza ações, mas também auxilia a obtenção e o cruzamento de dados relevantes para auxiliar os profissionais em decisões, com avaliações muito mais precisas, mesmo que em questões de alta complexidade;
- Custos otimizados: com toda a automação e agilidade, também há benefícios financeiros, pois os custos ficam otimizados, sem desperdícios de materiais ou insumos e mesmo de tempo de trabalho, que também pode ser mensurado financeiramente.
Alguns desafios do setor
Com toda transformação, há desafios. No caso da contabilidade 4.0, isso não é diferente; dentre os principais está a dificuldade de acompanhar as atualizações e novidades tecnológicas que o mercado oferece.
Assim, para que esse modelo atual de contabilidade seja, de fato, aplicado e surta os benefícios, é essencial que os profissionais e empresas do ramo estejam sempre engajados em especializações, workshops, palestras e demais formas de aprendizagem, para encontrar e utilizar as ferramentas mais aprimoradas.
Além disso, romper com os modelos antigos também é um desafio, principalmente para os profissionais que estão há mais tempo no mercado, portanto, mais habituados a determinadas práticas e processos.
Na contabilidade 4.0, processos de repetição e manuais oportunizam pensamentos muito mais voltados a estratégias e à demanda do cliente, por um olhar crítico e analítico para os números.
Assim, esse novo molde e momento da contabilidade no mundo já está em expansão, criando oportunidades, melhorando a performance dos profissionais e possibilitando novos desafios a serem superados, para que os melhores resultados sejam alcançados.
Conheça outros conteúdos como este aqui no blog da DSI Publicações, agência de publicidade legal, e informe-se!
Veja mais: Consulta processo trabalhista