Você sabe o que é certificado digital? Muito se fala sobre ele, especialmente quando o assunto passa por emissões de nota fiscal, pessoas que atuam como empresárias ou empreendedoras e precisam estar conforme os seus negócios.
Porém, embora seja um tópico bastante comentado, muitas pessoas não sabem o que é, como ele funciona, quem precisa tê-lo, quanto custa e muito mais. E é para esclarecer essas e outras dúvidas que criamos este conteúdo. Acompanhe a leitura!
O que é certificado digital?
O certificado digital funciona como uma identidade na internet. É por meio dele que se torna possível autenticar determinados procedimentos e operações, com destaque para a emissão de notas fiscais, mas que também pode ser o acesso a alguns sistemas governamentais, por exemplo.
Imagine que você precisa comprovar sua identidade quando está presencialmente em algum lugar. Nesses casos, basta pegar seu documento (RG ou CNH, por exemplo) e mostrar para quem está pedindo. A pessoa pode olhar para você, comparar com o documento e entender se é válido ou não.
Pela internet, não é possível ter essa certeza, tanto pela distância quanto pela possibilidade de fraude – e é aí que entra a importância do certificado digital, que traz muito mais segurança em transações eletrônicas, já que possui dados criptografados do CPF ou CNPJ.
Quais são os tipos de certificado digital?
Conforme o que se deseja, há diferentes tipos de certificados, como:
- Tipo A: é o mais comum, que pode ser usado para autenticar documentos e arquivos virtuais. Pode ser usado tanto por pessoas quanto por empresas. Existem os tipos A1, A2, A3 e A4, que variam tanto em relação à validade quanto ao tamanho mínimo das chaves.
- Tipo S: certificados digitais do tipo S criptografam os documentos assinados, ou seja, não permite que eles sejam acessados mesmo que caiam em mãos erradas, como criminosos virtuais. Somente pessoas devidamente autorizadas podem abrir esses arquivos, o que aumenta muito a segurança.
- Tipo T: menos falado, mas também importante, o certificado digital tipo T confirma o exato momento em que um documento digital foi emitido, como se fosse um carimbo de tempo. Ele utiliza uma etapa certificadora adicional para aumentar sua segurança.
Saiba como realizar o cálculo de desconto do auxílio-transporte
Quais são as vantagens do certificado digital?
- Versatilidade: é possível assinar documentos de qualquer lugar, sem a necessidade de viajar até um determinado local para fazer isso, por exemplo.
- Agilidade: o processo leva poucos minutos para ser concluído, o que é ótimo para rotinas tão atarefadas quanto as que temos atualmente.
- Menor burocracia: como replica as características de documentos tradicionais, o certificado digital elimina uma grande parte dos processos burocráticos, com o benefício de ter a mesma validade jurídica.
Quais são as diferenças entre certificado digital A1 ou A3?
Entre os vários tipos de certificado digital, esses são alguns dos mais comuns, mas a diferença é pequena. O certificado digital A1 é eletrônico e precisa ser instalado no dispositivo para uso, ao passo que o A3 tem um formato físico, que pode vir tanto em um cartão chipado quanto em um token USB.
Como obter o seu certificado digital?
Para conseguir o seu certificado digital, basta procurar por alguma empresa que trabalhe com a emissão desse documento. Os processos dependem do tipo de certificado digital que você deseja.
A emissão do certificado digital A1, por exemplo, é bem simples. Depois de enviar as informações para a empresa, ela fará uma entrevista para validar suas informações pessoais. Uma vez que isso estiver pronto, é só aguardar um pouco para receber o certificado e começar a utilizá-lo.
Se você quiser saber mais sobre o que é assinatura digital, clique neste link à esquerda. Agora, caso esteja em busca de publicidade legal, a DSI Publicações é o destino ideal. Somos especializados em publicar em Diários Oficiais dos estados e da União.
Confira também: Desconto de vale transporte em folha|Medo de falar em público