Como abrir uma empresa por sociedade no Brasil

É normal surgirem dúvidas na hora de abrir uma empresa, principalmente quando se trata de sociedades e escolha de um sócio.

É comum encontrar sociedades que terminaram em conflitos e até mesmo em problemas judicias, porém, também é possível observar diversos exemplos de negócios que deram certo.

É preciso saber como avaliar as possibilidades na hora de abrir uma empresa com um sócio.

Os principais problemas em uma sociedade geralmente estão relacionados às dificuldades de comunicação, às atitudes egoístas dos sócios, aos interesses divergentes e às diferenças desproporcionais de capacidades.

Deve-se ressaltar que a sociedade, em geral, não deve ser uma divisão de poder e lucro, mas também de trabalho e responsabilidades.

Veja aqui algumas premissas para levar em consideração na hora de escolher um sócio, abrir uma empresa e garantir seu sucesso:

Principais tipos de sociedade

·         Simples:

Sociedade civil comum, que precisa ser registrada e se dedica à prestação de serviços;

·         Em nomes coletivos:

Formada apenas por pessoas físicas, sendo que as obrigações da sociedade competem aos sócios.

·         Limitada:

Cada sócio possui responsabilidades que são proporcionais ao tamanho da sua quota, mas também respondem pela integralização do capital social;

·         Anônima:

A sociedade é dividida em ações e cada sócio acionista responde pelo preço de emissão das suas ações;

Como abrir uma empresa com sócio?

Para ter sucesso em um negócio, é preciso que os sócios complementem um ao outro. Por exemplo, na hora de analisar o temperamento, é bom procurar por alguém que possa compensar suas falhas e contrabalancear as qualidades.

Se um sócio possui um perfil mais aventureiro, ou seja, mais propenso a se arriscar em empreendimentos duvidosos, cabe ao outro ser mais equilibrado e centrado nas melhores decisões.

·         Ambos devem ter capacidade

Os sócios precisam apresentar capacidade para levar o negócio adiante e também possuir conhecimento suficiente sobre o assunto, para que juntos tomem as melhores decisões.

·         O sócio deve ser confiável

É fundamental trabalhar com alguém em quem você possa confiar. Uma sociedade é algo sério e não há espaço para desconhecidos (ainda que bem capacitados) ou alguém que você conhece pouco e já possui referências negativas.

·         Os sócios devem ter objetivos concordantes

Os objetivos principais dos sócios precisam estar de acordo. As pessoas envolvidas terão que trabalhar em harmonia e alinhados, para garantir o crescimento do negócio, e também precisam ter as mesmas expectativas para o trabalho.

Para tal, devem sempre manter o bom diálogo, comparar os objetivos, as vontades e anseios de cada um, e tentar alinhar seus desejos. Apenas dessa forma será possível garantir que as diferenças se aliem e as metas propostas possam ser conquistadas.

·         O sócio deve visualizar o futuro

Quando falamos em empreendedores, tudo deve ser voltado para o futuro, a médio e longo prazo. Um negócio precisa de planejamento para o futuro e levar em consideração todas as possibilidades de crescimento.

Agora que você já sabe os primeiros passos para abrir uma empresa em sociedade, que tal conferir como funciona a publicação de encerramento de sociedade?

Às vezes, por mais que haja empenho de todas as partes, os empreendimentos não alcançam o sucesso e a sociedade precisa ser encerrada.

Para encerrar uma sociedade, a publicação no Diário Oficial da União precisa ser feita da maneira correta.

Entenda melhor aqui: Como publicar encerramento de sociedade.

Conheça mais sobre a DSI Publicações: Publicidade Legal

A DSI Publicações é uma empresa de publicidade legal que trabalha com publicações nos Diários Oficiais da União e dos estados, de forma a intermediar o processo.

Navegue pelo site e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *