O balancete de verificação é um documento preliminar ao balanço patrimonial, ou seja, elaborado para constituir um resultado parcial da saúde financeira de uma empresa, antes da apuração do resultado oficial do ano.
Continue lendo e entenda mais detalhes sobre o que é balancete, como o balancete de verificação funciona na prática, quando deve ser feito, quais erros precisam ser evitados e como realizar a publicação em Diários Oficiais.
O que é balancete de verificação?
Conforme dissemos, o balancete de verificação é efetuado preliminarmente ao balanço patrimonial, e o principal objetivo é fornecer dados para análise da saúde financeira de uma empresa.
Trata-se de um relatório contábil muito importante e que pode ser utilizado para:
- Acompanhar periodicamente a evolução das metas;
- Antecipar potenciais erros de escrituração contábil;
- Identificar as receitas e despesas da empresa, prevendo formas de reduzir custos e potencializar ganhos;
- Levantar dados para o planejamento dos próximos meses;
- Reportar informações importantes aos sócios, investidores, fornecedores, etc.;
- Tomar decisões com mais propriedade.
Para que serve o balancete de verificação?
O balancete serve para antecipar o balanço patrimonial e é importante para adiantar possíveis erros ou divergências contábeis, além de garantir que os gestores e administradores tenham todos os dados necessários para realizar a distribuição dos lucros da empresa ao final de cada ano.
Qual a importância do balancete de verificação para o seu negócio?
Além dos pontos levantados acima, entender o que é balancete de verificação e aplicá-lo é essencial para o gestor do negócio obter uma visão clara e geral das contas.
Com isso, ele pode desenvolver um diagnóstico preliminar acerca do desempenho das finanças da empresa e fazer as correções necessárias.
Quando um balancete de publicação deve feito?
Basicamente, o balancete patrimonial pode ser solicitado pelo setor de contabilidade, sempre que os profissionais sentirem a necessidade de analisar determinados dados da empresa ou compreenderem indicadores patrimoniais, antes de ser lançado o planejamento dos próximos meses.
Que erros devem ser evitados?
Há determinados erros que tendem a acontecer durante a elaboração de um balancete de verificação, principalmente quando o método de partidas dobradas é ignorado.
Para evitar erros, é fundamental que todo crédito renda de um respectivo débito. Com isso, a soma de créditos e débitos deve ser igual, ou seja, o saldo devedor (despesas e ativos), sempre será igual ao saldo credor (patrimônio líquido, receitas e passivos).
Veja também: Diferença entre método das partidas simples e dobradas
Passo a passo para elaborar um balancete de verificação preciso
Elaborar um balancete de verificação correto é essencial para garantir que as informações financeiras da empresa sejam confiáveis e estejam em conformidade com os padrões contábeis. Seguir um processo bem estruturado ajuda a evitar erros e fornece dados valiosos para a tomada de decisões. Veja o passo a passo:
- Reúna todos os dados financeiros da empresa
- Antes de mais nada, é necessário coletar todos os documentos e informações contábeis relevantes, como extratos bancários, notas fiscais e lançamentos de receitas e despesas.
- Classifique os lançamentos de acordo com o plano de contas
- Organize os lançamentos de acordo com o plano de contas da empresa, dividindo-os entre ativos, passivos, receitas e despesas. Isso ajuda a garantir que cada item seja registrado corretamente.
- Utilize o método das partidas dobradas
- A contabilidade de partidas dobradas exige que para cada débito haja um crédito correspondente. Verifique se todos os lançamentos estão balanceados, ou seja, a soma dos débitos deve ser igual à soma dos créditos.
- Faça a conferência dos saldos das contas
- Após realizar os lançamentos, faça a conferência dos saldos de todas as contas. Isso inclui checar se os saldos de ativos, passivos e patrimônio líquido estão corretos e de acordo com as transações realizadas.
- Elabore o balancete de verificação
- Com os dados organizados e as contas conferidas, elabore o balancete de verificação, que deve apresentar todos os saldos de contas com suas respectivas classificações (ativo, passivo, receita, despesa).
- Verifique a igualdade dos totais
- O balancete de verificação precisa ter a equação contábil balanceada. Ou seja, a soma dos débitos deve ser igual à soma dos créditos. Se houver qualquer discrepância, reveja os lançamentos.
- Revise e faça ajustes finais
- Faça uma revisão final para garantir que não haja erros de digitação ou lançamentos incorretos. Caso encontre algum erro, corrija-o imediatamente e reequilibre os valores.
- Publique ou compartilhe com as partes interessadas
- Após a conferência e ajustes, o balancete de verificação pode ser compartilhado com os responsáveis pela gestão da empresa ou, caso necessário, publicado em Diários Oficiais, conforme os requisitos legais.
Em que casos o balancete de verificação deve ser publicado?
Empresas de todos os setores e portes podem realizar os balancetes de verificação sempre que sentirem necessário, mas é importante salientar que, em alguns casos, é preciso também publicar esses relatórios em Diários Oficiais, como no Diário Oficial da União.
A lei brasileira determina que empresas de grande porte, ou seja, com ativo superior a 240 milhões de reais, ou com receita bruta de 300 milhões, devem realizar a publicação dos balancetes.
Nos casos de sociedades abertas, a publicação também deve ser realizada, com o intuito de expor a situação da empresa aos acionistas e possíveis investidores.
O que é balancete de verificação: saiba como publicar em Diários Oficiais
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