Evite as falhas mais comuns da gestão financeira

PUBLICADO EM 11/02/2019

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Os principais erros de gestão financeira incluem não conhecer custos, falta de controle de caixa, ausência de fluxo de caixa, mistura de despesas pessoais, falta de balanço patrimonial e desorganização dos estoques. Para evitar esses erros, empresas precisam de planejamento financeiro, análises periódicas, registros atualizados e processos claros.

Uma boa gestão financeira dentro de uma empresa é crucial para que os negócios sejam bem sucedidos e garantam sua consolidação no mercado. Afinal, a gestão se debruça nos estudos das tomadas de decisões, visando as melhores opções. 

Continue lendo e veja mais detalhes sobre quais são as falhas mais comuns da gestão financeira para evitá-las dentro da sua empresa. Saiba também como publicar balancetes e outros materiais de interesse no DOU por meio do Diário Serviços.

Acompanhe e saiba mais detalhes sobre os principais erros de gestão financeira!

O que é gestão financeira

Entende-se que gestão financeira é um conjunto de atividades administrativas que utilizam de planejamento, análise, controle e das bases da administração para maximizar os resultados financeiros e/ou econômicos gerados pelas atividades empresariais.

Entre suas principais funções se pode citar a integração das ações de obtenção, operação e controle de recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; determinação das necessidades dos recursos financeiros; aplicação e equilíbrio corretos na perspectiva da eficiência; e capitação de recursos externos de forma certeira.

Saiba mais: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA PARA UMA EMPRESA

Identifique e evite falhas na gestão financeira

A gestão financeira, quando aplicada de forma inadequada pelas empresas, pode levar a uma série de problemas de planejamento, análise e controle financeiro em suas atividades operacionais. Confira as principais falhas:

* Não conhecer os custos e despesas de um produto e, por isso, calcular inadequadamente o seu preço de venda;

* Não ter certeza sobre o saldo do caixa, valor das mercadorias e dos estoques, valor das contas a pagar, valor das contas a receber, volume das despesas financeiras e fixas, etc.;

* Não elaborar o balanço patrimonial da empresa e, por isso, não ter plena clareza sobre o valor patrimonial dela;

* Não elaborar o demonstrativo de resultados e, por isso, não saber a margem de lucros que a empresa está obtendo, ou não, em suas atividades operacionais;

* Não determinar o fluxo de caixa, o que impede de conhecer plenamente o volume e a origem dos recebimentos, assim como o volume e o destino dos pagamentos;

* Não realizar um registro adequado do estoque de mercadoria, o que leva ao não conhecimento sobre o custo das mercadorias vendidas;

* Não efetuar a separação entre despesas pessoais dos sócios e da empresa e, assim sendo, não ter plena certeza sobre o valor das despesas da empresa

* Não ter pleno conhecimento sobre o ciclo financeiro das operações da empresa e, portanto, não saber administrar o capital de giro dela.

Publique documentos e informativos financeiros da empresa através do Diário Serviços

Um planejamento de gestão financeira é crucial para manter a empresa de portas abertas, por isso toda a organização precisa de uma gestão eficiente.

Para tal, uma peça chave é o próprio gestor financeiro, que deve ter a capacidade e habilidade de planejar o futuro da empresa usando de ferramentas que se baseiam nos dados coletados a partir de sua própria administração, o que se pode chamar de um ciclo virtuoso.

O gestor financeiro deve, entre outras obrigações, publicar diversos conteúdos referentes à situação econômica da empresa nos veículos legais de comunicação: o Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Navegue pelo site para saber como o Diário Serviços pode ajudar nesse processo.

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