Acompanhe as principais providências que uma empresa deve tomar em relação às suas finanças. Confira também como publicar no DOU através de agência de publicidade legal.
Primeiramente, é preciso entender melhor do que se trata a gestão financeira.
O que é Gestão Financeira e qual a sua Importância
Gestão financeira nada mais é que um conjunto de ações e procedimentos administrativos que englobam a análise, o planejamento e o controle das atividades financeiras da empresa.
O intuito principal da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela instituição e aumentar o valor do patrimônio através da geração de lucro líquido vindo das atividades operacionais.
A correta gestão das finanças possibilita que se tenha plena noção da situação atual da empresa. Registros adequados permitem análises que colaboram com o planejamento para alavancar bons resultados.
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Principais funções da gestão financeira
Uma boa gestão financeira garante 5 vantagens para a empresa:
- Melhor utilização dos recursos financeiros, ou seja, analisar e negociar a capitação de recursos financeiros necessários, assim como a aplicação dos recursos financeiros já disponíveis;
- Análise e planejamento financeiro, ou seja, analisar os dados financeiros para planejar ações necessárias e obter melhorias;
- Caixa: Realizar os pagamentos e recebimentos, controlando o saldo de caixa;
- Crédito e cobrança: repensar a concessão de crédito aos clientes e cuidar do recebimento dos créditos concedidos;
- Contas a receber e a pagar: controlar as contas que devem ser recebidas, relativas às vendas a prazo, e contas a pagar, relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais.
Por outro lado, é extremamente comum que as empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira. Acompanhe as principais consequências desses atos:
Problemas e obstáculos decorrentes de uma Gestão Financeira ineficiente
- Não compreensão dos custos das fontes de financiamento;
- Não compreensão dos ciclos financeiros e operacionais da empresa;
- Falta de integração entre as políticas de vendas e as políticas financeiras;
- Deficiência na política de estoques;
- Deficiência de registros adequados (valor dos estoques das mercadorias, saldo do caixa, valor das contas a pagar e das contas a receber, volume das empresas fixas e financeiras);
- Ausência de compreensão do capital de giro (CG), necessidade de capital de giro (NCG), financiamento do capital de giro (FCG);
- Falta de conhecimento acerca do valor patrimonial da empresa;
- Falta de elaboração do Demonstrativo de Resultados mensais, que objetivam conhecer melhor os lucros e prejuízos;
- Inconsistência nos cálculos dos preços de venda;
- Falta de definição de retiradas dos sócios;
É possível notar que todas as inocorrências descritas acima acontecem, muitas vezes, porque os responsáveis envolvidos possuem pouca experiência em gestão financeira, e isso afeta diretamente nos resultados.
Confira a importância do cumprimento das obrigações acessórias empresariais.
Na maior parte das vezes, as atividades têm início em pequenas dimensões e, conforme os negócios crescem e desenvolvem-se, a gestão financeira passa a não acompanhar tal crescimento, já que os gestores não contam com os conhecimentos precisos na área de gestão, e se envolvem excessivamente com outros segmentos, como produção ou vendas, esquecendo-se que sem caixa não há como produzir ou vender.
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